terça-feira, 15 de outubro de 2013

Capítulo 33: O Salvador chega à Terra

Essa é uma parte da História muito importante. No capítulo anterior vimos o surgimento do Império Romano, e é a hora de contar sobre o maior "inimigo" do império.

No ano 0 nasceu quem seja talvez o homem mais importante da Terra. Seu nascimento marca a transição de eras. Usamos a.C. e d.C. por conta dele. Sua história é muito importante, porém o que temos sobre ele está na Bíblia, um livro que é posto em dúvida por muitos. De forma mais específica, é contada nos Evangelhos Canônicos do Novo Testamente, de Mateus, Marcos, João e Lucas. É claro que estamos falando de Jesus, o homem que mudou o mundo.



Tudo começa na época do império de Otávio Augusto, quando Roma dominava a Palestina. No território da Judeia, quem reinava era Herodes.
Certo dia, Deus enviou o anjo Gabriel a casa de Maria, que era pobre, porém fiel. O anjo avisou que ela fora escolhida para gerar o Filho de Deus. O anjo explicou também a situação ao marido de Maria, o carpinteiro José. Os dois aceitaram sem pestanejar  Maria teria o filho do Espírito Santo, por isso permaneceu virgem.


"Annunciazione" ou "Anunciação", de Leonardo Da Vinci

Uma lei de Augusto obrigava todos os cidadães dos territórios do império e se registrarem. Então José e Maria, já grávida, tiveram de retornar a Belém, na Judeia. Maria teve o bebê, chamado de Jesus, no caminho, em uma manjedoura bem simples, cercada por animais, amigos e os Três Reis Magos, que ficaram sabendo do nascimento e vieram prestigiar.



Quando Herodes ficou sabendo do nascimento do "Filho de Deus", ele mandou matar todos os bebês da Judeia que tivessem menos de dois anos. Para fugirem, José e Maria levaram Jesus para o Egito.


"Jesus na casa de seus pais", de John Everett Millais

Depois que a poeira baixou, Jesus foi levado até Nazaré, onde passou a infância. Com 12 anos Jesus foi achado no Templo de Jerusalém discutindo com sacerdotes, e várias pessoas em volta admiradas com a inteligência do garoto.



Pouco se sabe sobre grande parte de sua vida, até quando foi batizado, com 30 anos. Jesus foi batizado no Rio Jordão, por João Batista. João ficou um pouco hesitante com o pedido, pois achava que ele é quem deveria ser batizado por Jesus. Mesmo assim o fez.



Após o batizado, Jesus foi para o deserto, onde jejuou por 40 dias e 40 noites, sendo constantemente tentado pelo Diabo, que lhe oferecia muitas coisas, porém Jesus recusava.


"A Tentação de Cristo", de Ary Scheffer

Após o jejum, Jesus começou suas pregações, que eram o objetivo pelo qual veio ao mundo. Ele falava sobre a salvação dos fiéis, do amor a Deus. Com o tempo, Jesus foi acumulando milhares de seguidores. Um fator que chamava atenção era sua capacidade de realizar milagres. Jesus andou sobre a água, acalmou uma tempestade, transformou água em vinho, multiplicou peixes e pães para alimentar seus ouvintes, ressuscitou um homem e também realizou diversos exorcismos e curas, tanto de doenças como de deficiências físicas.




Para lhe ajudar nas pregações Jesus escolheu doze discípulos. Eram eles: Pedro, André, Tiago, Bartolomeu, Tomé, Filipe, outro Tiago (filho de Zebedeu), João, Judas Tadeu, Judas Iscariotes, Simão Zelote e Mateus.



Jesus chegou a Jerusalém para a Páscoa, e entrou na cidade no lombo de um jumento. Foi muito bem recebido por multidões de pessoas que o clamavam.
Assim como Jesus ganhava seguidores, também ganhou perseguidores. O Império Romano não gostava da ideia de um "Filho de Deus", além do mais Jesus estava atraindo gente demais, que o seguiam fielmente. E se ele quisesse iniciar uma rebelião?
Jesus começou a falar aos apóstolos sobre sua morte. Quando Jesus tinha 33 anos ele comemorou a Páscoa com seus apóstolos, na chamada Última Ceia.


"A Última Ceia" de Leonardo Da Vinci

Enquanto isso Judas fez um trato para entregar Jesus, em troca de trinta moedas de prata. Naquela noite Jesus orava em um jardim, quando Judas chegou com vários homens armados. Judas beijou o rosto de seu mestre, num sinal combinado, e os homens prenderam Jesus.



Jesus foi levado a Caifás, o sumo-sacerdote local. Buscaram muitas acusações contra ele, até que Jesus foi acusado por blasfêmia, ao dizer-se Filho de Deus. Surgiu então outra acusação, que Jesus se alegava Rei dos Judeus. Então ele foi levado ao atual governante da Judeia, Pôncio Pilatos. Mas Jesus foi enviado a Herodes Antipas (filho do primeiro Herodes que citei), com o pretexto de ser julgado em sua terra natal. Antipas zombou de Jesus e o enviou de volta à Pilatos, vestindo roupas reais como forma de continuar zombando.



Jesus recebeu como punição várias chicotadas e uma coroa feita de espinhos. Porém a multidão queria sua morte, embora a execução não fosse permitida na semana da Páscoa. 


"Flagelação de Cristo", de William-Adolphe Bouguereau

Pilatos, para acalmar a população, propôs uma morte em troca de uma libertação. Ele expôs Jesus e o prisioneiro Barrabás a multidão. E eles escolheram Jesus para morrer. Pilatos lavou as mãos num ato de inocência, e entregou Jesus para morrer crucificado. Esse "julgamento" de troca, é chamado Ecce homo.



Jesus foi vestido como um rei novamente, recebeu outra coroa de espinhos e um cetro de bambu. Foi obrigado a carregar uma cruz de madeira muito pesada, enquanto era humilhado pela população que dizia em tom de zombaria "Salve o Rei dos Judeus!". O caminho percorrido hoje é chamado de Via Sacra. Durante o caminho Jesus foi ajudado em certo ponto por um homem chamado Simão Cireneu, que o ajudou a carregar a cruz.



Em Gólgota, hoje chamada Calvário, Jesus foi crucificado no meio de dois ladrões. O processo era doloroso e funcionava de forma que o condenado morresse lentamente. Suas mãos e pés foram pregados na cruz, que tinha as iniciais "INRI" que significa "Iesus Nazarenus Rex Iudeorum", latim para "Jesus Nazareno Rei dos Judeus". Jesus ainda falou algumas frases, como "Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem" (Lucas 23:24) e "Meu Deus, Meu Deus, porque me abandonaste?" (Mateus 27:46).



O corpo de Jesus foi colocado em uma tumba e soldados colocaram uma grande rocha tampando a entrada, pois temiam que o corpo fosse levado pelos seus fiéis. Porém, três dias mais tarde o túmulo foi encontrado aberto por Maria Madalena, uma ex-prostituta salva por Jesus. Um anjo estava sobre a pedra. Jesus ainda foi a seus apóstolos, onde confortou a todos e logo depois subiu aos céus.



Jesus recebeu vários nomes. "Cristo" significa "ungido" é associado ao Messias, aquele que vai salvar a humanidade. "O Cordeiro de Deus" é uma referência ao fato de Jesus ter se sacrificado para salvar a humanidade de seus pecados.

Jesus havia morrido e ressuscitado, mas deixou uma imensa quantidade de fiéis. Porém Roma não se contentou e perseguiu esses fiéis. O surgimento de mártires aumentou ainda mais o número de seguidores, daquela que viria a se tornar a maior religião do mundo, o Cristianismo!

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _



Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...