sábado, 28 de setembro de 2013

O sonho de Nabucodonosor

Como eu citei no capítulo 18, o profeta bíblico Daniel conseguiu fazer o rei babilônico Nabucodonosor crer em Deus. Ele o conseguiu após desvendar um de seus sonhos.

Após arrasar mais uma vez o povo de Israel, Nabucodonosor teve um sonho que não conseguiu entender. Mal sabia ele que era uma profecia. Esse sonho foi uma obra de Deus, mas como Nabucodonosor pertencia a religião babilônica, ele acreditou que os deuses estavam tentando lhe enviar uma mensagem.


Nabucodonosor sonhou o seguinte: ele via uma estátua dividida em quatro partes. A cabeça era feita de ouro, o peito e os braços eram feitos de prata, o ventre e o quadril eram de bronze, as pernas eram de ferro e os pés eram de ferro e barro. Logo depois uma pedra surgiu do céu e acertou os pés da estátua, destruindo-os. Logo depois toda a estátua se esmigalhou e o vento levou seus pedaços. Porém a pedra começou a crescer e se tornou uma montanha, que cobriu toda a terra.
Era um sonho confuso e que necessitava de interpretação. Nabucodonosor convocou todos os seus conselheiros, mas nenhum conseguia dar uma explicação que favorecesse o rei. Irritado, o rei mandou matar todos os sábios e conselheiros. 


Quando chegaram para matar Daniel, que estava em um treinamento para se tornar conselheiro, este pediu um tempo para poder falar com o rei. Após rezar muito, Daniel teve seu pedido atendido e Deus lhe mandou o mesmo sonho.
Daniel foi levado até Nabucodonosor onde revelou o significado do sonho: as quatro partes seriam quatro reinos que se tornariam grandes na Terra. O primeiro (a cabeça de ouro) era a Babilônia. Após a Babilônia viria um outro reino, porém menor (a parte de prata). Logo após esse viria um reino que praticamente dominaria o mundo (a parte de bronze). E depois deste viria o reino maior e mais forte de todos (as pernas de ferro). Porém o barro misturado ao ferro mostrava que após ele viria um reino dividido. E a pedra seria o Reino de Deus, que viria para se tornar eterno.



Após a interpretação Nabucodonosor ficou perplexo e adorou ao verdadeiro Deus, o Deus de Daniel.


Se avançarmos um pouco mais na história podemos descobrir quais são os demais reinos, já que Daniel revelou apenas o de ouro (Babilônia).
Depois da Babilônia, outro reino que conseguiu se expandir significativamente foi o Império Medo-Persa. Ele seria a parte de prata.
A parte de bronze seria o Império Grego sob comando de Alexandre, o Grande, um dos maiores que o mundo já viu e que conseguiram espalhar sua rica cultura por quase todos os territórios.
As pernas de ferro mostravam o império mais poderoso da Terra, os romanos. Eles praticamente dominaram o mundo (considerando que a Europa, Ásia e parte da África eram o mundo da época).
E os pés de ferro e barro seriam os países da atualidade, divididos em seus próprios ideias e governantes.


Até a próxima postagem!

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...