sábado, 31 de agosto de 2013

Capítulo 14: A Suméria

Estamos na Antiguidade, o tempo dos grandes impérios!

Então, vamos falar da primeira grande civilização da Humanidade: a Suméria.

Estamos no território posteriormente chamado de Mesopotâmia (atual Iraque), entre os rios Tigre e Eufrates. Mesopotâmia significa exatamente "entre rios".
E foi justamente por estar entre rios que essa civilização conseguiu se erguer a altos patamares. Os rios proporcionavam terras férteis, daí o nome da região de "Crescente Fértil".


A civilização se formou por volta de 4000 a.C. Haviam várias cidades, cada uma delas controlada por um sacerdote ou anciões. A primeira cidade a ser criada foi Kish, e logo depois Eridu, Ur, Nipur, Uruk e Lagash. E cada uma possuía seus próprios deuses.
Porém haviam muitas guerras entre essas cidades. Para lidar com isso o povo precisava ministrar melhor suas forças, e então um chefe era eleito. Esse chefe era o guerreiro mais forte, que recebia o título de lugal.


Mas após imensos conflitos, o lugal (rei) de Kish, Etana, conseguiu unificar todas as cidades.

Uma forma de união também foi relacionada a religião. O que manteve foi o politeísmo (vários deuses). Os sumérios acreditavam em deuses relacionados a elementos da natureza e sentimentos humanos. Todos tinham forma humana, mas eram imortais. Entre seus principais deuses estavam Enlil (deus do ar), An (deus do céu), Enki (deus da água) entre muitos outros.

Desenho em pedra do deus Enlil

Os sumérios eram grandes engenheiros. Eles construíam diques e canais de irrigação para alimentar suas plantações. Mas suas maiores construções eram os zigurates. Grandes tijolos de barro eram montados e expostos ao Sol para secar. Após isso eles eram empilhados até formar grandes construções. Era um trabalho muito duro e árduo. Um único zigurate durava anos para ser construído. Eles eram verdadeiros santuários, lugares onde acreditava-se que os deuses tinham acesso em Terra.


Eram bons guerreiros também, principalmente quando se tratava do uso de armas como funda e arcos. Também desenvolviam capacetes e armaduras leves.
Os sumérios às vezes são creditados como inventores da roda. Isso não é certo, mas sabe-se realmente que eles foram os inventores da carroça. Criaram sistemas para medir as horas e dias, como um calendário de 12 meses, um dia de 12 horas, e uma hora com 60 minutos. Tudo isso através de experiências e observações.
Foram os primeiros a aproveitar a fermentação da cevada, para criar a cerveja, que era usada pelos soldados para "ganhar coragem" nas batalhas.


A Suméria foi de grande importância para a Humanidade, porém, por volta de 1900 a.C., a civilização foi destruída. Ela não aguentou as invasões dos amoritas.


_ _ _ _ _ _ _ _ _ _

No próximo capítulo teremos o resultado da queda da Suméria, com a ascensão dos amoritas. Veremos o império Babilônico.

Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...