terça-feira, 9 de julho de 2013

O Campo Magnético da Terra

Às vezes pode parecer difícil de acreditar, mas o planeta Terra possui um imenso ímã no seu interior. Quero dizer, é como se tivesse um ímã em barra no núcleo.

Um ímã em barra possui dois pólos opostos: o pólo sul e o pólo norte. E a Terra também. Mas lembre-se que o pólo norte magnético é diferente do polo norte geográfico. O PN geográfico é indicado por uma linha vertical que atravessa a Terra, já o PN magnético acontece de acordo com o núcleo. O mesmo para os pólos sul.
E é importante lembrar que onde tivermos o Pólo Norte Geográfico teremos o Pólo Sul Magnético, e onde tivermos o Pólo Sul Geográfico teremos o Pólo Norte Magnético. Ou seja, é um ao contrário do outro.
Os especialistas indicam que a linha dos pólos está a aproximadamente 11,3 graus de inclinação em relação ao eixo de rotação da Terra.


A utilização do campo magnético existe há muito tempo. Os chineses inventaram a bússola, um instrumento que funciona graças a força magnética da Terra. Mas naquela época eles acreditavam que elas funcionavam porque eram atraídas por uma Estrela Polar. O que acontece é que as bússolas ficam alinhadas com o polo magnético, ou seja, apontam para o Norte e Sul.


O primeiro a teorizar que era a própria Terra que produzia o efeito nas bússolas foi o médico e físico inglês William Gilbert. Ele que deu origem as pesquisas sobre o magnetismo da Terra. A primeira tentativa de explicar o campo magnético dizia que era o mesmo funcionamento de um ímã: os elétrons organizados dentro de uma peça de ferro. Realmente há muito ferro no centro da Terra.
Isso foi aceito por muito tempo, porém após muitas pesquisas concluiu-se que o interior da Terra é muito quente, e isso afeta os elétrons, impedindo que eles fiquem organizados. Isso detonou a teoria.
E até hoje não temos certeza de como realmente funciona o campo magnético da Terra, porém a teoria mais aceita é chamada Teoria do Dínamo, proposta pelo físico alemão Walter Elsasser. Ela explica que o verdadeiro fato por trás do campo magnético são as intensas correntes elétricas no núcleo, conduzidas pelo ferro derretido. Aliadas ao fato da rotação da Terra e da convexão dos elementos, esse efeito duraria milhões de anos.


E você sabe qual a importância do campo magnético? Pois ela é muito grande!
Primeiro, e mais importante, é o campo magnético que nos protege do Sol. O Sol libera muitas partículas, algumas radioativas e prejudiciais, que são chamadas de ventos solares. Mas essas partículas são desviadas da Terra graças ao campo magnético.


Alguns animais são capazes de sentir o campo magnético, como as vacas e as aves. E é justamente assim que as aves conseguem migrar nas épocas de inverno.


Além, é claro, do fato de no passado as bússolas ajudarem muito nas navegações, que terminaram com a descoberta e colonização da América por povos de tecnologia mais avançada, os europeus.

Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...