segunda-feira, 8 de julho de 2013

Capítulo 3: A Formação da Terra

No capítulo anterior vimos como o Sistema Solar se formou, e como os planetas surgiram. Existem muitos planetas interessantes em torno do nosso Sol, mas apenas um deles nos interessa mais.

E agora ele está começando a nascer...

De acordo com estudos aprofundados, o início da formação da Terra aconteceu há 4,567 bilhões de anos atrás.

A Terra se formou a partir de uma imensa bola de elementos em um estado pastoso, a uma temperatura muito alta. A ação da gravidade fez com que esta massa pastosa assumisse a forma esférica.
Os elementos mais densos, como o ferro e o níquel no estado líquido, afundaram para o centro da Terra, formando o núcleo que existe até hoje. Alguns tipos de rochas e outros minerais menos densos ficaram mais para cima. Isso formou o manto.


Ainda era um tempo caótico no espaço, cheio de rochas colidindo. Então a Terra também foi bombardeada. Por anos vários meteoritos atingiram a terra, espirrando as rochas líquidas por todas as partes. Esses meteoritos também derretiam quando chegavam a Terra. É provável que essa seja a origem de muitos elementos presentes na Terra. E algo especial mais tarde. Acredita-se também que um desses meteoritos jogou um imenso pedaço da Terra em formação no espaço, o que gerou a nossa Lua.


Com o tempo a massa pastosa de elementos menos densos começou a endurecer na superfície. Isso formou uma terceira camada, desta vez sólida. Agora a Terra se parecia mais com hoje em dia, na questão de formação, com núcleo, manto e crosta.


Com a parte interior em "paz", a parte da crosta estava terrível. Alguns meteoritos continuavam caindo. Fora isso, a atmosfera era muito tóxica. Ela era composta por substância extremamente nocivas à vida, como metano e amônia. E os muitos vulcões que surgiam liberavam gás carbônico, um dos vilões no atual efeito estufa e que criavam o mesmo fenômeno naquela época.

O efeito estuda é prejudicial hoje em dia, mas naquela época era muito importante. Isso porque o Sol não estava no seu auge. Ele era quente, mas não o suficiente. Se não fosse pelo gás carbônico e o efeito estufa a Terra congelaria.

E por falar em congelar, muitos meteoros de gelo atingiram a Terra. É provável que essa seja a origem da água na Terra. Com o calor, a água evaporava criando os primeiros ciclos das chuvas. As grandes tempestades alagaram a maior parte da Terra, deixando apenas um território seco, um grande continente.


Graças as constantes chuvas a Terra foi esfriando, e nossa grande protetora foi surgindo: a camada de ozônio. Ela protegia contra os raios do Sol, que estavam ficando mais fortes, e acabava com o efeito estufa.

E surgiu também o campo magnético da Terra, graças as aglomerações no núcleo. Isso foi muito importante.

Agora, milhares de anos após a formação, temos uma Terra bem incrível: ela tem temperatura mediana, superfície sólida e água líquida. É claro, não temos um ar dos bons nesta época, mas o resto é adequado para o surgimento das primeiras formas de vida...

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _


Capítulos anteriores:





Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...